IMG_2165

*foto: Juliana França

Dizemos que um planeta está retrógrado quando, tendo como referência a terra, parece que este se movimenta para trás, pela astrologia, momento de revisão.

Mercúrio rege a comunicação, a inteligência, a tecnologia, o intercâmbio de informações. Em retrogradação, os assuntos relacionados ficam sujeitos a mal-entendidos, atrasos, obstáculos e imprevistos e estará retrogrado de hoje (dia 07/06) a 01/07.

Como entender a importância desse trânsito para nossas vidas, quando tudo parece depender quase que exclusivamente de comunicação e tecnologia?

Comunicar é criar acessos para ampliar experiências e compartilhar conhecimentos, explorar a diversidade, expandir nosso entendimento e participação no mundo de relação. Sem nos comunicarmos não fazemos sentido, por isso estamos nos especializando em ferramentas que facilitam nossa comunicação, para que esta fique cada vez mais e melhor, certo?

Nem sempre! Muitas vezes falamos e não contamos o que queríamos dizer, ou falamos coisas que não sabemos o que quer dizer. Esse é um grande problema de comunicação. Estamos tão expostos, e pressionados a falar, que cada vez mais o personagem que assumimos socialmente, fala por nós. Queremos falar o que agrada à todos, mas nem sempre o que falamos é verdadeiro. Na maioria das vezes o personagem que atuamos nos cala, emudecemos tanto que nem conseguimos mais escutar nossa voz… Resultado : confusão, desentendimento e solidão. Falência do nosso sistema de comunicação.

A exigência de respostas rápidas, a ansiedade por fórmulas mágicas, cartilhas para resolver problemas tem bloqueado o acesso ao nosso próprio pensamento, e impossibilitado nossa fala a partir de quem realmente somos.

Esse comportamento tem embotado raciocínios, sensibilidades e intuição. Na era da comunicação estamos cada vez mais rasos nas formas de expressão. Os textos se reduzem, o pensamento encurta e as inteligências se tornam ociosas, perdemos o sentido da expressão, da idéia de gerar idéias e experiências com elementos da informação.

Comunicar é um um processo em constante revisão, e a vigência de mercúrio retrógrado é um ótimo momento para avaliarmos se quando falamos, falamos à partir de nós, de nossos pensamentos, de nossas experiências, ou se citamos compulsivamente a fala de outros, usando referências bibliográficas para nos esconder.

Não nos damos conta que muita exposição massacra nossa capacidade de falarmos à partir do nosso verdadeiro ser. Somos constrangidos pelo personagem que criamos, e defendemos suas idéias, que nem nossas são, como nossa própria identidade.

Mercúrio é um planeta de ar, e deixar a inteligência respirar é ter a paciência de explorar o desconhecido, é aguentar o silêncio para ouvir o novo, é não ficar refém das certezas. Inteligência é acolhimento daquilo que chega estrangeiro em busca de espaço, é capacidade de reformular o já sabido. Pensar não é remoer, repetir, editar o que está posto. Pensar é deixar o fluxo das idéias surgir e compor para que sempre novos cenários se revelem. Enfim, saber se o que se quer dizer é o que está sendo dito já é um bom início para quem tem como propósito compartilhar a si mesmo, apostando que dentro de si existe uma verdade criativa, genial, saída da sua própria originalidade.

Na minha opinião Mercúrio fica retrógrado para pararmos e refletirmos se na ânsia de nos expressar, não estamos a repetir falas vazias, deixando nosso melhor amordaçado dentro de nós.

 

por: Lu Teixeira – lucia@ohumanoemnos.com.br