2018: o ano de Saturno

2018: o ano de Saturno

foto por: Juliana França

2018 é o seu ano. O ano de todos os planetas. Porque não podemos excluir absolutamente nada da grande importância da interdependência planetária e da vida. E a astrologia é isso, uma dança de planetas que se comunicam a todo o momento, todos te afetando e afetando o mundo de alguma forma.

Mas 2018 é um ano especial. É o ano em que Saturno, o planeta do tempo, do controle, dos objetivos bem estabelecidos, volta a casa. A casa de Saturno é o signo de Capricórnio, o signo que carrega os mesmos significados deste planeta. E o que isso significa?

Quando voltamos à casa, estamos bem. Nos sentimos relaxados, felizes, num território conhecido, que nos dá sensação de conforto. Posso dizer que esse movimento astrológico tem um pouco disso. Saturno não é um planeta muito fácil. Ele gosta de ter o controle, tem objetivos muito bem definidos e, portanto, é muito organizado. Saturno pede realização. Ele analisa e planeja bem, pois gosta de resultados de sucesso. Saturno em casa, esse aspecto que marca o ano de 2018, significa determinação. Significa um momento bom para planejar e colocar em prática tudo aquilo que desejamos. Ele nos dá essa vontade de realizar, de lutar por algo que acreditamos.

2017 não foi um ano fácil em muitos aspectos e para muitas pessoas. Ainda estamos vivendo as conseqüências dos terremotos das mudanças e transformações de Urano e Plutão, mas 2018 nos traz um respiro com esse aspecto de Saturno. É como se, pela primeira vez, nesses últimos 10 anos, sentíssemos o chão mais firme sob nossos pés. Mas não é que o chão esteja mais firme, é que estamos mais fortes. Passamos por tanto nesses últimos anos, que a vida parece um pouco mais fácil. Já somos capazes de tirar certos problemas de letra e nem reconhecemos mais a palavra problema. Tudo agora passa a se tornar um desafio, e Saturno gosta de enfrentar desafios. Ele é inteligente e perspicaz. Ele tem medo também, mas agora ele está em terreno conhecido, então ele traz confiança.

Portanto, para 2018, seja qual for o terreno em que você estiver pisando ou os seus planos futuros, não tenha medo. Esse é o momento de agir. De fazer os planos se tornarem realidade, de construir e de colocar em prática tudo aquilo que estava no papel já há algum tempo. É tempo de semear e de colher, de acreditar e ser firme com os seus propósitos. Acredite nos seus pés. Acredite no seu feeling. Esse aspecto costuma durar 2 anos e meio, então, pelos próximos 2 anos, aproveite para tirar do papel os seus projetos, para aproveitar a força que esse aspecto vem nos trazer.

Feliz 2018, o seu ano!

 

 

Juliana França é astróloga com estudos em psicanálise, psicologia junguiana e antroposofia. Saiba mais sobre seus atendimentos.

 

Mercúrio retrógrado: um momento de reflexão

Mercúrio retrógrado: um momento de reflexão

No último dia 02 de dezembro Mercúrio ficou retrógrado no céu, afetando o planeta Terra e as nossas vidas como um todo. Mas o que isso quer dizer? Toda vez que um planeta fica retrógrado, significa que ele anda para trás. Esse é um fenômeno bem natural entre os planetas e acontece pelo menos três vezes por ano com Mercúrio.

Mercúrio é o planeta da comunicação, dos pensamentos, da forma como nos expressamos e entendemos o outro. Quando ele fica retrógrado, ele pede a revisão desses temas que ele rege.

Mercúrio estará retrogrado no signo de Sagitário até o dia 23 de dezembro e isso quer dizer que esse é um momento de ouvir mais do que falar. Avaliar de onde vêm as nossas projeções, pois muitas vezes escutamos o que cremos, mas não o que é real. Se paramos para realmente ouvir e não reagir, entenderemos mais sobre nós e sobre o outro.

Este é um momento também para rever as nossas crenças, para nos jogarmos dentro de nós mesmos, analisar a nossa relação com o divino e a espiritualidade e os nossos planos de crescimento. Para onde queremos ir? O que de fato nos motiva na vida?

Este fenômeno coincide com o fim do ano, um período já natural de balanço sobre a nossa vida no ano que se finda. Então, aproveite essa oportunidade e tente se escutar mais. E, nesse escutar, tente também entender o que você busca. O que você espera para o futuro? Como você quer começar este novo ano? Como você se conecta com o seu Eu maior? Este trânsito é muito propício para essas reflexões.

Tente se acalmar, pois desentendimentos são comuns nesse período. A fala fica apressada, desconexa e isso abre espaço para discussões desnecessárias. Respire antes de discutir e reflita: o que realmente é do outro e o que é seu?

Aproveite esse momento para se conectar com você mesmo e se sentir no seu eu mais profundo. Todas as respostas estão ai dentro de você e não fora, como quase sempre achamos. E não tenha medo, pois Mercúrio retrogrado (ainda mais em Sagitário) é um presente para todos aqueles que querem conhecer melhor a sua própria grandeza.

 

 

Juliana França é astróloga com estudos em psicanálise, psicologia junguiana e antroposofia. Saiba mais sobre seus atendimentos.